quinta-feira, maio 18, 2006

FALTA DE CIVISMO


Raios partam os portugueses. Que falta de civismo, que consciência social mais tacanha, que chico-espertismo de meter nojo. Jurei a mim mesma que iria, a partir deste ano de 2006, tentar manter-me o mais calma possível perante a atitude daqueles cuja nacionalidade é igual à minha. É impossível. Durante três curtos meses – o optimismo tem a particularidade de fazer parecer o tempo mais curto – consegui suportar os portuguesismos ao máximo. Não fiz ondas, até deixei de fazer piretes ou chamar nomes feios – até para mim que sou uma gaja muito do Norte, linguisticamente falando, mas não só (vivó Porto carago) – aos condutores que tiram qualquer pessoa civilizada do sério. Àqueles que gostam de furar as filas, que falam alto ao telemóvel num local público – e com toques de subir às paredes – que fumam onde é proibido…enfim, aos que não sabem viver em sociedade. Mas fartei-me. Sabe Deus, ou Maomé, ou Buda - que eu sou uma mocinha teologicamente muito liberal – o que aguentei, mas não dá mais. É civilisticamente impossível viver neste país. O país do cospe no chão, do dar um valente par de bolachadas aos miúdos por estarem a fazer algo que normalmente fazem em casa e ninguém lhes diz que não o devem fazer à frente de estranhos, dos treinadores de bancadas, dos jornalistas caseiros, dos engenheiros das obras feitas, dos rambos de garganta. Resumindo, neste país de ignorantes. Mas, puta que pariu esta merda chamada patriotismo, não me estou a ver viver longe de Portugal. Do meu Portugal. Do Portugal dos pequeninos. Dos pessimistas. Dos corruptos. Dos últimos em quase tudo. Dos chico-espertos. Mas também do Minho, de Trás-os-Montes, das Beiras, do Alentejo, do Algarve, do sol, das montanhas, da gastronomia, dos vinhos e das gentes simpáticas, apesar de tudo. Das paisagens verdejantes, e, sobretudo, do Fado.
“Ó gente da minha terra, agora é que eu percebi, esta tristeza que trago, foi de vós que a recebi”, canta Mariza. E as heranças não se escolhem, não é assim malta?

3 Comments:

Blogger mokomaori said...

assino por baixo. e nao é por ter mau feitio, isto anda uma merda mesmo..(ops, mau feitio nao, personalidade forte peronto!!!) beijao.

quinta-feira, maio 18, 2006 3:01:00 da tarde  
Blogger Cristina said...

Bem..isso é que foi desabafar :)

segunda-feira, maio 22, 2006 5:07:00 da tarde  
Blogger Morgana said...

Sabes...o desconsolo com este nosso torrãozinho é tal..q tenho mesmo de concordar com tudo o que dizes..beijinhos

terça-feira, maio 23, 2006 3:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home